Dizem que nada é uma coincidência. "FOCO" tem a mesma origem que a palavra "FOGO". O que faço com Cuiabá aqui neste blog é colocá-la em evidência, no centro das atenções. Uma cidade que às vezes pega fogo.

18 maio 2006

Viva o calor humano

Cuiabá é uma cidade que me fascina. Não consigo chamá-la de bela, nem de organizada, tampouco a mais limpa das cidades que visitei, não. Cuiabá é muito quente, e, muitas vezes, judia da gente. Mas é nela em que eu moro e é por ela quem me apaixonei.

Sei qual é a razão maior para tal sentimento: "O povo".
Sim, o povo daqui é muito hospitaleiro, simpático e, ao contrário de muitas cidades que conheço, quase sempre dispostos a explicar um endereço, ao invés de sempre dizer: "Não sou daqui". Eis um diferencial. Talvez Cuiabá seja tão quente devido, também, ao calor humano, como afirmou um grupo de Sul Mato Grossenses ao visitar nossa cidade.

Sempre me identifiquei com Cuiabá. Desde adolescente, nas primeiras viagens sema família, aproveitava caronas de um tio que até então dirigia caminhões (de transporte). Era só saber que viria e estar livre que eu pegava minha mochila e passava um fim de semana ou um feriado aqui. Claro, não vou desmentir que a existência da Chapada de Guimarães também ajudou-me a valorizar esta pedaço do mundo. Pois lá, belezas não faltam.

Este espaço destina-se às fotos que esporadicamente tirarei dos pontos que mais me chamam a atenção nesta cidade, seja pelo seu valor histórico ou cultural, pela diferença, pela beleza, pelo inusitado, pelo sensacional ou ridículo, enfim, características distintas.

E para finalizar, agradeço à cidade de Cuiabá e aos seus habitantes pela alegria que sinto em estar aqui (exceto na época de queimadas, seca e calor excessivo). E como afirma uma amiga de Mato Grosso do Sul:

"Falem mal da mãe de um Cuiabano. Mas não falem mal de Cuiabá".